O Professor e o Material Didático

_____O Professor e o Material Didático.

_____Imaginando-se professor de Geometria Espacial e se propondo a desenvolver o conhecimento cognitivo do aluno, o professor transcende ao material didático comum, como livros e cadernos de desenho, passando a enveredar pelo caminho da criatividade. O material didático, nos cursos de licenciatura, quando para o desenvolvimento do conhecimento do aluno em sala de aula, é assim desenvolvido pelo professor, estagiário, ou ainda pelo aluno graduando. Sejam o tangram, os Cubos, brinquedos de construções, etc, todos são materiais que comporão o portfólio do professor. A criação e construção de alguns destes materiais, já é facilitada por já existirem muitos brinquedos educativos no mercado. Na sua maioria são feitos de madeira ou papelão. Não obstante temos, de verdade, muitos recursos disponíveis na internet. Sejam os gabaritos para os módulos geométricos, ou ainda softwares que produzem essas figuras a um só clique nos possibilitando inclusive uma visão tridimensional.

_____O que é preciso de fato?

  • Laboratórios de informática e internet; e
  • Estudo continuado do professor;

_____Numa introdução a um tema importante como a Informática elucidemos aqui a não mais estreante ferramenta de estudo que é a internet. Assim como aprendemos o alfabeto – nossos signos para linguagem em gramática e literatura – atentemos para a informática, e mais precisamente a internet, que assim como na nossa língua torna necessário o conhecimento de sua própria linguagem: o código de programação, a fim de se dominar a produção de softwares com scripts para execução de figuras, animações de questões do cotidiano com as ferramentas matemáticas de cálculo e decomposição, etc. O objetivo sempre de enriquecer as aulas demonstrativas, aproximando a realidade do conhecimento em sala de aula. Por assim dizer se usando dos novos aparelhos de acesso à informação como os tablets, celulares, computadores e netbooks em benefício do aprendizado e da educação.

As Salas de Aula Não Serão Mais as Mesmas

As Salas de Aula Não Serão Mais as Mesmas

——

_____A Matemática já é um passo para o conhecimento de toda essa nova era da comunicação.  A Matemática, a Lógica nela inserida e outras disciplinas são as ferramentas de desenvolvimento destas novas linguagens.  Já há muito tempo se difundiu o conhecimento dos pacotes offices e criação de documentos para uso do professor em sala de aula. Hoje o que se deve buscar: é o conhecimento e uso das linguagens de programação, principalmente de programação web. Nos dias de hoje devemos driblar a atenção do aluno com acessibilidade rápida, fácil e quando ele estiver disponível, aos conteúdos voltados para o aprendizado, em detrimento das futilidades das redes sociais. Ou que estas últimas também venham a se tornar canal confiável de tráfego do conhecimento.

_____O professor precisa encarar a internet mais seriamente, e não apenas como objeto de simples consulta e direcionamento a links para sites experimentais. A internet tem uma linguagem e precisa ser dominada. O domínio da mesma dará ao professor dinamismo nas aulas e a possibilidade de o aluno dispor a seu tempo dos sites informativos bem como a execução de seus exercícios na rede. A proposta deverá conjugar acessibilidade, usabilidade, facilidade, rapidez e o mais importante: ser atraente ao aluno. Os programas, applets, animações, postagens, textos, deverão se aproximar da linguagem do aluno, em suas várias vivências pessoais. Muito se viu disto no desenvolvimento de recursos de aprendizagem da língua inglesa para os nativos falantes de português. Os livros de inglês e o advento da novidade sempre foram mais associados às artes, animações e até mesmo um calendário anual, rico em possibilidades de adequação às experiências do aluno.

O PROFESSOR E O MATERIAL DIDÁTICO

O Professor e O Material Didático

——

____ Está mais do que na hora de encararmos não só o aprendizado da matemática, bem como de todas as outras disciplinas com riqueza de possibilidades baseando-se na vivência do aluno e daí desenvolver as suas aulas em sala, no campo, no âmbito da internet, em seu blog, etc, sempre se usando das infinitas ferramentas, neste disponíveis. O recurso instrucional deve ser rico de interesse ao aluno, e só alcançaremos este ponto, dominando os recursos tecnológicos existentes. Estes recursos estão trazendo as novas ferramentas de aprendizado, que se multiplicam dia a dia.

_____Para maiores esclarecimentos e futuras consultas acesse:

Clóvis Carvalho
Aulas Particulares Matemática e Desenho Geométrico
(21) 2720-1863 –  (21) 9369-5775
clovis2011.2@gmail.com

Animações Feitas em Flash

VOLTAR

Anúncios
Be the first to start a conversation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: